Dinâmicas e atividades para crianças autistas

A TV MUSICAL
Essa atividade tem como objetivo estabelecer o contato visual entre professor e aluno e estimular o aluno a fazer os mesmos movimentos ilustrados na TV musical. Para a preparação da atividade confeccione uma TV de papelão de forma que a tela da TV (buraco na caixa) caiba a sua cabeça, parte do busto e suas mãos e recorte círculos coloridos de papel ou E.V.A abaixo da tela representando os botões da TV de volume e de canais. Ao “entrar” na TV, explique ao aluno que você vai cantar as canções favoritas de sua criança nesta TV muito especial (LEMBRE-SE: Cante com animação e expressividade, variando o volume, ritmo e timbre de sua voz ao cantar e exagere suas caras e bocas. Isso chamará o olhar e atenção da criança para você).Utilize os seus dedos e mãos para fazer gestos que correspondem à mensagem da letra da música. E, ao término da primeira canção, faça uma pequena pausa e anuncie a próxima canção.A cada pausa entre as músicas, celebre o olhar espontâneo ou solicite que ela olhe para você. Quando ela olhar, celebre e responda voltando a cantar.

O objetivo dessa atividade é desenvolver atenção compartilhada de 15 minutos ou mais e estimular a flexibilidade.   Para isso, confeccione um cubo grande, de pelo menos 20cm de aresta com a caixa de papelão e faça um cartão com uma palavra e uma figura correspondente. As palavras e figuras representam as ações motivadoras que você irá oferecer. Exemplos: Brincadeiras físicas, pular, rodar, cair, balançar, massagem com diferentes pressões e andar de cavalinho nas costas do adulto. Para o início da atividade faça suspense, exagere sua expressividade facial, gestual e de voz ao anunciar com animação e jogue o dado dramaticamente. Aponte para a faceta de cima e leia a palavra sorteada (LEMBRE-SE: Convide a criança para brincar dessa ação. Não a manipule fisicamente sem que ela lhe dê permissão e espere até que ela se aproxime de você demonstrando querer experimentar a brincadeira). Após alguns ciclos, quando a criança estiver altamente motivada e tiver compreendido a estrutura da brincadeira, solicite que a criança jogue o dado para sortear cada ação. LEMBRE-SE: Diante de qualquer tentativa dela para jogar o dado, celebre seu esforço e participação social, e imediatamente ofereça a ação sorteada por ela.

DADO DAS BRINCADEIRAS
Observação:  nesta atividade do Dado de Brincadeiras, tenha em mente que aceitar a regra do sorteio da ação motivadora através do dado já é um desafio de flexibilidade para sua criança. Inicialmente, dê o controle a ela quando você apresentar este tipo de dinâmica e permita que ela explore o dado e que inclusive coloque o dado na faceta preferida.

FAZENDO A HISTÓRIA
Nessa atividade o objetivo é acompanhar e compreender uma sequência narrativa. Para a preparação da atividade, confeccione um livro personalizado utilizando papel de tamanho A3 e deixe espaços em branco no texto para que cartões possam ser encaixados de forma a completar a história e de 2 a 4 cartões diferentes como opções para cada espaço em branco. Os cartões podem conter apenas fotos/desenhos, conter fotos/desenhos e palavras, ou apenas palavras, dependendo do estágio de desenvolvimento das habilidades cognitivas de sua criança. Plastifique tanto o livro como os cartões e cole uma fita de velcro no verso dos cartões e nos trechos em branco do livro para que os cartões possam ser encaixados desta forma. Comece a contar a história, mantenha todos os cartões em uma prateleira e mostre à sua criança apenas os 2 a 4 cartões referentes à primeira página. Seja o modelo para sua criança, escolha um dos cartões e coloque você mesmo o cartão no espaço com velcro do livro, sem pedir nada à criança. Guarde na prateleira os cartões daquela página que não foram utilizados (LEMBRE-SE: Seja expressivo e animado, encenando, oferecendo efeitos sonoros relativos aos meios de transporte e onomatopeias para cada um dos animais.). A cada espaço em branco, mostre os novos cartões e estimule a criança (caso ela esteja altamente motivada) a ajudá-lo a escolher um cartão e encaixá-lo no livro.

Observação: A criança não precisa escolher e colocar os cartões no livro. Se ela conseguir manter-se atenta e acompanhar toda a história, isso já é fantástico para uma criança que ainda não adquiriu a habilidade de seguir sequências narrativas orais ou escritas. E se ela participar escolhendo e colocando os cartões no livro, lembre-se de celebrar muito suas participações.


"O SAPO COMEDOR DE BOLHAS"
Nessa atividade, temos a intenção de estimular a comunicação verbal, o contato visual e a atenção compartilhada de 5 minutos. Para isso, é necessário ter em mãos um fantoche de sapo (podendo ser feito com uma meia caso não tenha acesso fácil à um fantoche) e um pote de bolhas de sabão. É interessante chamar a atenção da criança através de onomatopeias, expressões faciais exageradas e movimentos amplos, além das bolhas de sabão.

A atividade consiste em assoprar as bolhas de sabão e fazer o sapo comê-las. A cada vez que as bolhas são formadas você deverá dizer as palavra “bolhas” para mostrar para a criança que essa palavra representa as vezes em que elas são formadas assim, ao longo da brincadeira, ela poderá pedir pelas bolhas através do código criado, sendo assim é importante que sempre ao ouvi-la dizer a palavra “bolhas” deverá assoprar. Celebre todas as tentativas e vezes que ela disser a palavra-código, pois assim incentivamos o desenvolvimento da habilidade de comunicação.

"A AVENTURA DA CAÇA AO TESOURO"
O principal objetivo dessa brincadeira é de desenvolver a atenção compartilhada de 20 minutos, solução de problemas e comunicação verbal. Para realizar a atividade, deve-se pensar nos personagens que a criança gosta, como por exemplo Piratas do Caribe, e em seguida confeccionar um mapa interativo no ambiente, através de tecido azul para o mar, placas de EVA para madeira e acessórios interativos que despertem o interesse na criança. Nesse jogo você deverá criar ambientes diferentes e numerá-los de acordo com a ordem desejada e informar isso à criança.

Os lugares devem ter nomes que remetam ao tema, e os participantes podem usar fantasias e mochilas com os acessórios. Faça, também, cartões com pistas escritas para as crianças resolverem, e esconda os papeis nos ambientes. É interessante fazer atividades que estimulem a criança a participar mais ativamente, como por exemplo atividades em que ele precise ajudar um colega de sala ou superar um obstáculo.

No final do percurso você deverá fazer um tesouro que pode variar de acordo com o tema escolhido e que seja motivador. Para incentivar ainda mais celebre as participações das crianças! Lembre-se que você pode se divertir e explorar à fundo o mundo da imaginação.

"O SEU PRÓPRIO JOGO DE TABULEIRO"
Para estimular a flexibilidade da criança em participar de um jogo com diversar etapas, desenvolver a atenção por 20 minutos e a comunicação verbal esse jogo é excelente. Para isso, uma boa abordagem é escolher um tema que chame a atenção da criança, como por exemplo super-heróis, pois assim ela poderá participar muito ativamente.

A construção do jogo se dá através de uma cartolina desenhada com o caminho (ao longo deste você poderá decorá-lo com itens do tema), cartões divididos com as cores utilizadas no tabuleiros e com tarefas que deverão ser realizadas, como por exemplo, responder perguntas sobre o tema do tabuleiro, imitar animais ou tarefas que promovam contato visual, conversação e etc.

É importante explicar as regras do jogo e estar aberto para negociá-las. Quando um jogador chegar ao final comemore sua vitória e continue o jogo até que todos tenham terminado, assim estimulando a participação e não a competição.
Para informações mais detalhadas sobre as atividades acesse: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário