Você sabe o que é autismo?

O autismo, também conhecido como Transtorno de Espectro Autista (TEA), é uma síndrome definida por alterações que estão presentes nos indivíduos desde os primeiros anos de vida e que geralmente são perceptíveis antes dos três anos de idade.

Caracteriza-se por perturbações do desenvolvimento neurológico que causam alterações relacionadas a integração social, a comunicação e ao comportamento. Os indivíduos normalmente apresentam déficit de comunicação e interação social; possuem padrões comportamentais e interesses repetitivos e muito restritos. 

Os autistas possuem sintomas de intensidade variáveis que lhes confere graus diferentes de comprometimento, podendo apresentar desde sintomas leves à sintomas elevados. Pessoas com TEA nem sempre apresentam comprometimento intelectual e podem ter um desenvolvimento acima do normal em atividades mecânicas ou de memorização, diferentemente de atividades que exijam abstração que nem sempre são compreendidas.

EXISTEM SINAIS QUE PODEM INDICAR A PRESENÇA DE TRAÇOS AUTISTAS?
Sim!  Os tópicos abaixo fornecem uma lista dos principais sinais presentes nas crianças com TEA e que podem ajudar os familiares e os próprios professores a reconhecê-los. 

Apesar dos tópicos fornecerem um direcionamento e servirem de auxílio aos pais e professores, vale ressaltar que o diagnóstico da síndrome deve ser realizado por profissionais especializados.


Características da criança autista: 
  • Possuem dificuldade de comunicação plena, tanto verbal como não verbal.
    • Podem apresentar ausência de expressão facial ou expressão incompreensível para outras pessoas;
    • Podem apresentar ecolalia imediata (quando as crianças simplesmente repetem o que lhes foi dito no lugar da linguagem comum). 
    • A fala é usada com dificuldade ou não é usada.
  • Possuem dificuldade em relacionar-se com outras pessoas e de compartilhar sentimentos e emoções.
    • Apresentam dificuldade de se colocar no lugar do outro e de compreender os fatos a partir da perspectiva de outra pessoa. 
    • Não apresentam interesse em se comunicar com outras pessoas, preferem o isolamento. 
    • O contato visual interpessoal é pouco frequente ou inexistente.
    • Agem como se não escutassem (ex: não atendem quando as pessoas os chamam pelo próprio nome). 
    • As vezes preferem se expressar usando gestos. 
  • Podem apresentar movimentos repetitivos chamados estereotipias (ex: realizar movimentos com as mãos); 
  • Podem ser resistentes às mudanças em sua rotina cotidiana; 
  • Podem demonstrar apego a determinados objetos; 
  • Podem apresentar crises de agressividade ou auto agressividade.
  • Podem apresentar dificuldade no uso da imaginação.
    • Suas formas de brincar são desprovidas de criatividade.
    • Pode-se notar a fixação em determinados assuntos específicos que na maioria das vezes são considerados incomuns em crianças com a mesma idade.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
Deve-se considerar a importância do diagnóstico precoce pelo fato de que, a criança na sua primeira infância apresenta o período de maior sensibilidade, onde o cérebro necessita de estímulos para a criação e formação das estruturas mentais, cognitivas e emocionais; até os 6 anos de idade formam-se 90% das sinapses cerebrais, o que indica a maior plasticidade cerebral, segundo a Unicef.

Ou seja, quanto mais cedo se diagnostica o autismo, sendo que o diagnóstico pode ser fechado a partir dos 2 anos, mais cedo se inicia os estímulos para esta, diminuindo as perturbações do desenvolvimento neurológico que acometem pessoas autistas.

E se o diagnóstico estiver errado? Não haverá prejuízos àquela criança, já que toda criança deve ser estimulada nessa fase.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unicef_sowc/sit_inf_brasil_2006_completo.pdf
https://www.primeirainfanciaempauta.org.br/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-o-desenvolvimento-cerebral.html#fn_21
https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/direitospessoasautismo_leitura.pdf
https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/Cartilha8aedio.pdf
https://drive.google.com/file/d/170SZByO_Kot4rXaJdi6mNENxvkfiYyOP/view

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